Toda a verdade sobre a dieta Dukan

Toda a verdade sobre a dieta Dukan, entrevista com o doutor Álvaro Campillo, autor do livro.

Toda a verdade sobre a dieta Dukan

Toda a verdade sobre a dieta Dukan

Toda a verdade sobre a dieta Dukan

Dieta Dukan tem algúm efeito secundário?
Resposta: NÃO! Como veremos ao longo do livro, há uma abundância de estudos que mostram que dietas ricas em proteínas, como a Dieta Dukan, se feitas corretamente, não só não têm efeitos colaterais, mas envolvem muitos benefícios à saúde.

Me disseram que, se eu fizer a dieta Dukan vou me desnutrir, é verdade?
Resposta: É totalmente falso. A perda de peso com a dieta Dukan nao é consumo muscular ou perda de água, é o tecido gorduroso que se torna a principal fonte de combustível para o corpo, de modo queimamos os nossos “pneuzinhos”, enquanto reduzimos o nosso risco de ataques cardíacos e diabetes. Também não é verdade que provoca a osteoporose ou que afeta o fígado ou rim. Mesmo se estivéssemos em jejum por semanas, consumindo nada além de água, levaria mais de três semanas antes de começarmos a desnutrirnos e perder músculo.

Será que produz pedras nos rins?
Resposta: Cerca de 5 a 10% da população geral de países industrializados tem pedras nos rins. A ocorrência de pedras nos rins em pessoas que fazem dieta “normal” é de 5%, e em pacientes em dieta cetogênica (como a dieta Dukan), também.

O que tudo isso significa?
O principal fator de risco para o desenvolvimento de pedras nos rins não é o tipo de dieta, mas não beber água suficiente. De fato, estudos nos Estados Unidos, mostraram que mais da metade da população adulta é cronicamente desidratada e perdeu os sinais fisiológicos da sede; quando eles estão desidratados e devem beber agua, interpretam isso como um sinal de fome.

O que é o efeito sanfona?
Resposta: é o efeito quando todo o peso é recuperado após uma dieta, ou mesmo mais quilos (…) Quando uma pessoa que faz dieta nao é capaz de mudar os seus hábitos e continua a comer em excesso, comidas processadas e muito calóricas, juntamente com um estilo de vida sedentário, recupera todo o peso que perdeu.
De fato, se nós consumimos 80-120 mais calorias por dia do que gastamos, engordaremos sete quilos em um ano.
Parece uma grande quantidade de calorías/alimentos, mas na verdade nao é: um iogurte integral ou uma fatia de bolo de padaria ou tomar 4 ou 5 cafés com açúcar ou uma porção de batatas fritas. Traducao libre: Claudia Barroso.

Sou Profissional em Marketing de Conteúdo e blogueiro.