Emagrecimento Correto

Atualmente a imagem está se tornando a construção da identidade das pessoas. Os padrões de beleza socialmente aceitáveis estão levando as pessoas a práticas estéticas desordenadamente como, malhação, cirurgias, plásticas e dietas compulsivas, na tentativa de alcançar os padrões de beleza impostos pela sociedade. Por este motivo optamos por realizar este trabalho na busca de responder a seguinte questão o emagrecimento é mais eficaz com uma alimentação saudável e balanceada, com exercícios físicos, ou a união de alimentação balanceada e exercícios físicos trariam maiores resultados?

Emagrecimento Correto por Alimentação, exercício físico ou alimentação e exercício físico.

Para o alcance do peso ideal, conhecer o próprio corpo é o primeiro passo para chegar mais rápido ao peso desejado.



Emagrecimento Correto pela alimentação mostra-se eficaz e leva vantagem pelos seguintes dados fornecidos pelo medico Jomar Souza, presidente da sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) de Salvador, Segundo ele uma conta simples pode demostrar, para se livrar de 1 quilo de gordura corporal é necessário queimar cerca de 7 mil calorias, o que só é conseguido entre 12 e 14 horas de treinamento intenso. Em outras palavras, é mais fácil fechar a boca e não ingerir em fração de segundos as cerca de 400 calorias fornecidas por uma fatia fina de pavê de chocolate ou cinco biscoitos recheadas do que eliminá-las em 40 minutos de corrida, jump ou spinning.

O exercício aeróbico é o preferido quando se trata de redução de peso, por poder ser mantido por um tempo maior e promover grande aumento do gasto calórico, porém a musculação pode também auxiliar nessa redução. Dentre os diversos benefícios do treinamento resistido, destacamos o aumento da massa muscular, aumento da massa óssea (que tende a reduzir com a idade avançada) e aumento de força. O tecido muscular é um tecido bastante ativo, ou seja, gasta muita energia para a manutenção de sua estrutura e função, assim aumentando a massa magra aumentamos também o metabolismo de repouso. O treinamento de musculação acumula resíduos metabólicos em nosso organismo, que serão removidos durante o período de recuperação, mantendo o metabolismo elevado por algumas horas após o treinamento. Esses são dois exemplos simples de que a musculação pode auxiliar no emagrecimento, aumentado o gasto calórico mesmo após o termino dos exercícios. A musculação deve fazer parte do programa de treinamento para emagrecer, como complemento às atividades aeróbicas.

Tudo bem que o placar é a favor da reeducação alimentar, mas os especialistas, inclusive os de nutrição, são unânimes em afirmar que combinar dieta e ginástica é a forma mais saudável de perder peso. A nutricionista Cinthia Azevedo de Souza, supervisora de nutrição da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, explica o porquê: “Enquanto a comida atende às necessidades energéticas e nutricionais do organismo, os exercícios ativam o metabolismo e favorecem a queima das calorias acumuladas em forma de gordura”. Isso sem contar os outros benefícios, como deixar as coxas e o bumbum mais firme, diminuir os pneuzinhos e a celulite, regular os níveis de glicemia, colesterol, triglicérides e pressão arterial, aumentar o pique e a sensação de bem-estar – que, vamos combinar, é um ingrediente e tanto para que você continue motivada a seguir em frente no seu plano de emagrecimento Correto.

Pesquisa e Coleta de dados

Público – Alvo: Mulheres e Homens entre 20 e 25 anos com sobrepeso, sendo que os resultados do publico feminino e masculino serão avaliados separadamente.
Duração: Para que se obtenha um melhor parâmetro e resultado a rotina de dieta, treinamento ou ambos deverão ser realizados por um período de 24 semanas.
Para as novas rotinas apresentadas no quadro abaixo os participantes serão acompanhados por nutricionistas e profissionais de educação física.


Emagrecimento Correto

Alimentação
Exercício
Alimentação/Exercício

Fracione sua alimentação, coma a cada 3 ou 4 horas;

Mantenha horários regulares para as refeições;

Evite dietas rígidas com baixa caloria;

Tome café da manhã todos os dias. Segundo pesquisas recentes, quem pula esta refeição tem o metabolismo reduzido;

Consuma alimentos termogênicos, que estimulam a queima de calorias, como pimenta vermelha, mostarda, gengibre e chá verde;

Hidrate-se! Tome pelo menos 6 copos de água ao dia;

Reduza as gorduras de sua refeição. Uma dieta rica em gorduras estimula muito menos seu metabolismo do que uma refeição com outros grupos alimentares, além de conter mais calorias por grama. Pães integrais, cereais, verduras e frutas são mais adequados.

Defina quais exercícios farão parte da sua rotina

Areia, grama ou asfalto: se vai correr, escolha o melhor lugar

O melhor horário é entre 16h e 17h, há menor risco de lesão e risco de enfarte, pois a pressão arterial é menor e a temperatura corporal e capacidade de força e flexibilidade são maiores neste horário.

Beba de 300ml a 500ml de água antes da atividade ao ar livre

Use roupas leves! Suor não é sinônimo de queimar gordura

Não deve praticar exercícios físicos se estiver sem comer há mais de 3 horas

Após uma refeição grande, como almoço ou jantar, é necessário esperar 2 horas para iniciar a ginástica, Isso evita uma indigestão.

Antes da atividade física você deve se alimentar de maneira leve e eficiente

As frutas são carboidratos que liberam glicose de forma rápida, exatamente o que o corpo precisa para a prática de exercícios

É muito importante comer até, no máximo, 2 horas após a pratica de atividade física

Se você malha perto de alguma refeição grande deve aproveita para almoçar ou jantar o quanto antes

1 fatia de pão integral com queijo branco e peito de peru ou 1 iogurte light com granola light ou geleia é o lanche ideal para consumir antes da academia

4.Conclusão

Diante os dados coletados podemos concluir que a melhor saída é apostar na dupla alimentação e exercício, assim você tem direito a comer um pouco mais e suar um pouco menos. Além disso, fazer uma reeducação alimentar em detrimento da atividade física ou vice-versa aumenta o risco do benefício ser temporário.

Dica de Dieta
Café da manhã (10:00)
1 unidade média de banana prata ou outra fruta
1 unidade de 200ml de iogurte light ou 1 fatia de queijo branco;
Almoço (12:00)
2 colheres rasas de servir de arroz integral cozido;
1 concha pequena de feijão cozido ou 1 colher de servir de lentilha ou grão de bico;
Salada de folhas à vontade ou qualquer folha; Tomate à vontade ou qualquer folha;
1 colher de servir de carne moída com abobrinha ou de frango grelhado, assado ou cozido ou carne de vaca gralhada, assada ou cozida; 1 colher de chá de azeite
1 fatia de abacaxi ou 1 fatia de melão ou melancia, ou 1 laranja ou 1 tangerina
Lanche (15:00)
1 unidade de iogurte light ou1 banana prata média ou uma pêra ou outra fruta;
Lanche (18:00)
1 unidade de barrinha de banana sem açúcar ou 5 unidades de damasco seco;
Jantar
1 colher de servir de arroz integral cozido+ 1 concha pequena de feijão cozido ou 1 colher de servir de lentilha ou de grão-de-bico+1 filé médio de frango grelhado, assado ou cozido+ 1 pires de chá de abobrinha refogada, ou escarola, ou couve, ou vagem + salada de folhas à vontade + tomate à vontade + 1 colher de chá de azeite + 1 fatia de abacaxi ou 1 fatia de melão ou melancia, ou 1 laranja ou 1 tangerina;
ou
1 colher de servir de arroz integral com brócolis + 1 fatia média de quibe de forno + 1 colher de servir de shimeji com shoyu + Salada de folhas à vontade + tomate à vontade + 1 colher de chá de azeite;
ou
1 fatia média de lasanha de abobrinha (link para receita) + salada de folhas à vontade + tomate à vontade + 1 colher de chá de azeite
Ceia
1 unidade de iogurte light + 1 colher de chá de geleia sem açúcar ou 1 barrinha de fruta de banana ou ameixa light ou 1 unidade de iogurte light + 1 colher de sobremesa de granola light ou 1 unidade de torrada integral + 1 colher de chá de geleia sem açúcar ou 2 quadrados de chocolate amargo.

Dicas de Exercícios

Esportes são opções igualmente saudáveis para perder peso e manter o corpo em forma. A seguir, cinco exercícios que torram calorias:

Corrida
Ela continua no topo das atividades que mais queimam calorias. No solo é possível eliminar até 750 calorias em uma hora de corrida. Na areia o gasto calórico pode chegar a 1200 Kcal no mesmo período. A atividade também trabalha os músculos dos membros inferiores, garantindo belas pernas e bumbum durinho, além de prevenir doenças cardiovasculares e controlar as taxas de colesterol.
Remo
O esporte queima cerca de 700 calorias em uma hora de atividade e também trabalha o corpo de forma global. Os membros superiores são os mais exigidos, mas o remo também contribui para definir o abdômen e a cintura.
Tênis
O esporte ajuda a eliminar cerca de 550 calorias durante uma hora. O tênis também melhora a coordenação motora e fortalece a musculatura de membros inferiores e superiores.
Natação
É considerado um exercício completo, que trabalha diferentes grupamentos musculares, como membros superiores, inferiores e abdômen, além de promover um excelente trabalho cardiorrespiratório. Em uma hora de aula é possível eliminar cerca de 500 Kcal. Se o seu problema for treinar no frio, escolha um local com piscinas aquecidas para praticar o esporte.
Ciclismo
É o tipo de exercício coringa. Você pode praticar sozinho ou em grupo, ao ar livre ou dentro da academia. A vantagem das aulas de bike indoor é ter um professor controlando seu progresso, mas ambos consomem cerca de 480 calorias em uma hora, trabalham os membros inferiores, evitam doenças do coração e melhoram a função cardiorrespiratória.


Sou Profissional em Marketing de Conteúdo e blogueiro.