Emagrecer Rápido com a Dieta Macrobiótica

Emagrecer Rápido com a Dieta Macrobiótica esta dieta é baseada na filosofia macrobiótica, introduzida no ocidente pelo Dr. George Ohsawa. Segundo essa filosofia, todos os alimentos, as manifestações humanas e as variáveis do universo, classificadas em yin ou yang (forças complementares), são combinadas para que o ser humano viva em harmonia consigo mesmo e seu organismo mantenha o equilíbrio.
Na Riqueza Magazine você ganha em até 7 níveis sem investir nada | Faça seu cadastro agora e saia da crise!

A macrobiótica, a princípio, é um sistema vegetariano estrito. No entanto, a ingestão de carne foi incluída em alguns níveis da dieta após chegar ao ocidente, devido à dificuldade dos ocidentais de eliminar a ingestão de carne.

Emagrecer Rápido com a Dieta Macrobiótica como funciona.
A escolha dos alimentos depende da época do ano e varia de acordo com a energia de cada um. Na primavera, predominam plantas selvagens e alimentos ligeiramente fermentados. No verão, devem-se preferir legumes com folhas grandes e frutas. No outono, são indicados legumes de raiz, cereais, etc. E no inverno, além de vegetais de raiz, devem-se consumir também vegetais redondos. A ingestão de alimentos crus é recomendada apenas em condições específicas, portanto, de modo geral os alimentos como vegetais e frutas devem ser cozidos rapidamente ao vapor.

Alguns princípios básicos regem a dieta macrobiótica, como: não ingerir alimentos industrializados, bem como vegetais e frutas que não sejam orgânicos. Usar condimentos que não contenham aditivos químicos e não utilizar fermentos. Não utilizar chás e cafés com corantes ou conservantes. Deve ser evitado o consumo de batatas, tomate e berinjela, por serem considerados vegetais muito yin. É desaconselhada a ingestão de carnes e laticínios, por conterem produtos artificiais. Quando livres de aditivos, as carnes podem ser consumidas ocasionalmente. Consumir apenas alimentos integrais. Além disso, deve-se mastigar no mínimo 50 vezes cada porção (de preferência mais de 100 ou 150 vezes) e evitar o uso de panelas de alumínio.

Emagrecer Rápido com a Dieta Macrobiótica

A dieta macrobiótica é divida em 10 níveis, que variam de -3 a 7, de acordo com as proporções entre grupos de alimentos: cereais, vegetais, sopas, alimentos de origem animal, saladas e frutas, sobremesas e bebidas. A dieta ideal é considerada a de número 7, que consiste apenas em cereais com uma quantidade mínima de bebida. Porém, a dieta clássica da cozinha macrobiótica consiste em 50% a 60% de cereais, 30% de vegetais, 5% de sopa e pequenas quantidades de outros alimentos.
Os cereais integrais são os únicos alimentos considerados equilibrados para o ser humano, devendo constituir a maior parte da dieta.



A macrobiótica preconiza também atividade física e mental adequadas.

Emagrecer Rápido com a Dieta Macrobiótica

PONTOS POSITIVOS

·         Incentiva a redução de alimentos industrializados;

·         Apresenta um baixo teor de sódio;

·         Estimula o consumo de alimentos integrais;

·         É uma dieta com alto teor de fibras;

·         Apresenta baixo teor de gordura saturada e colesterol;

·         Pode ser um possível processo de desintoxicação.

PONTOS NEGATIVOS

·         Limita o consumo de vegetais e frutas;

·         Desencoraja o consumo de carnes e laticínios;

·         Restringe a ingestão de líquidos;

·         Interfere na vida social do indivíduo.

Emagrecer Rápido com a Dieta Macrobiótica

OPINIÃO DO PROFISSIONAL
Esta dieta desestimula o consumo de alimentos industrializados, assim, pode evitar o aparecimento de doenças crônicas como a obesidade e suas complicações. A redução do nível de sódio também contribui para a diminuição do risco de hipertensão arterial. Entretanto, a limitação imposta no consumo de vegetais e frutas, bem como a de laticínios, pode representar uma alimentação desequilibrada, não contendo as quantidades corretas de todos os grupos de alimentos, podendo ser responsável pelo surgimento de doenças carenciais, principalmente osteoporose e anemias por carência de ferro e vitamina B12.  Além disso, a relação entre o consumo de frutas e vegetais e a estação do ano não tem cunho científico. Outro fato é que a restrição de ingestão hídrica pode apresentar risco de desidratação para o indivíduo. Para sua segurança e sucesso da sua dieta, procure um nutricionista.

Emagrecer Rápido com a Dieta Macrobiótica

Macrobiótica é um regime de dieta proposto nos final dos anos 60 por Michio Kushi, que foi inspirado pelo filósofo Georges Ohsawa. A dieta macrobiótica enfatiza cereais integrais cultivados localmente, legumes e produtos de soja fermentada, combinados em refeições pelo princípio das propriedades do yin e yang.

O ideal é que não seja consumido nenhum produto animal, porém Kushi recomenda que a dieta seja adotada gradualmente, comendo cada vez menos alimentos de origem animal até que o corpo não tenha mais necessidade deles. Farinha refinada, açúcar, laticínios e carne de vertebrados são vistos como os mais nocivos, enquanto peixe é considerado aceitável se o corpo pedir por ele. Além de frutas naturais, o único adoçante usado na comida macrobiótica é xarope de malte de cevada.

Emagrecer Rápido com a Dieta Macrobiótica

Uma sopa miso japonesa tradicional é tomada como desjejum. Os ingredientes para uma refeição principal macrobiótica são sempre cozinhados juntos por uma extenso período de tempo em um só lugar, geralmente uma panela de pressão. Um produto de soja fermentada (por exemplomiso ou tamari) é geralmente misturado depois de cozinhar.

Exemplos de combinações:

Arroz integral, lentilhas e couve-flor

Cevada integral, ervilhas e cenouras

Trigo integral, grão-de-bico seco e batatas.

 

Os proponentes da macrobiótica afirmam que essa dieta pode ajudar a alcançar a paz interior e salvação do consumismo, assim como trazer benefícios significativos para a saúde, incluindo proteção contra enfermidades cardíacas e alguns cânceres.

Alguns do que seguem essa dieta acreditam que sua boa saúde é decorrente de comer macrobioticamente, porém oponentes apontam diversas mortes de pessoas que estavam usando a forma mais severa de macrobiótica. Não foi comprovada nenhuma ligação de causa entre dieta e as mortes, mas isso não pode ser descartado como um fator possível.

Emagrecer Rápido com a Dieta Macrobiótica

Alimentação Macrobiótica

Existe por vezes a ideia de que a Macrobiótica e o vegetarianismo se regem pelos mesmos princípios, o que não é verdade – o regime macrobiótico, sendo predominantemente de origem vegetal, não é necessariamente vegetariano, pois o uso deprodutos animais (principalmente peixe) é aceitável. Os seus seguidores consideram-na uma alimentação adequada ao meio ambiente, acompanhando o ritmo das estações do ano e respeitando a evolução físico-psíquica e biológica de cada um, bem como o seu próprio nível de discernimento. Esta dieta tem por base as leis naturais que regem o universo e é o reflexo da ordem do universo.
Os cereais integrais, particularmente o arroz, os vegetais, as leguminosas e algas marinhas são os alimentos básicos da cozinha macrobiótica, obedecendo a sua preparação ao princípio universal Yin-Yang, adequado ao equilíbrio do Homem-Natureza e ao ritmo das estações. Outros alimentos, tais como as frutas e produtos animais, são incluídos em maior ou menor quantidade consoante a época do ano, clima, circunstância e condição ouactividade individuais.

Equilíbrio entre alimentos yin os yang
A palavra Macrobiótica foi utilizada por filósofos gregos como Hipócrates e na era moderna primeiro no século XVIII por Christoph Von Hufeland, professor de medicina alemão e médico pessoal de Goethe, que escreveu o livro “Macrobiótica, ou a Arte de prolongar a Vida”, onde prescreveu recomendações muito semelhantes às da “macrobiótica moderna”.
Nos finais do séc. XIX um médico do exército japonês, Sagen Ishisuka, que se curou duma doença de rins intratável pela medicina moderna adoptando um regime alimentar baseado em cereais integrais e vegetais, fundou a primeira organização macrobiótica e foi extremamente famoso no Japão nos finais do século XIX e início do século XX. Para Ishizukatodos os problemas de saúde e sociais tinham como origem uma má nutrição, particularmente um desequilíbrio entre sódio e potássio nos alimentos e, para ele, todos os problemas podiam ser corrigidos adoptando uma prática alimentar de acordo com a constituição biológica humana, em especial a utilização de cereais integrais e vegetais como alimentos predominantes.
O trabalho de Ishizuka foi continuado e desenvolvido por George Ohsawa, escritor americano de ascendência nipónica, que acreditou ter sido a alimentação macrobiótica a responsável pela cura da tuberculose de que sofria. Nos anos 30 este escritor trouxe os seus ensinamentos para a Europa, em especial para a França e Bélgica. Ohsawa prescrevia segundo a condição individual, pois para ele praticar macrobiótica era comer de acordo com as necessidades em constante mutação de cada um.
Nascia assim uma nova era da nutrição, em estreita relação com a filosofia Zen. Chamaram-lhe dieta macrobiótica (do grego, macro = grande e bio = vida) por acreditarem que aqueles que a seguissem teriam uma longa vida sem doenças.
A dieta macrobiótica está assente num conceito da filosofia chinesa, segundo a qual existem na natureza duas forças opostas que se complementam: yin (força feminina) e yang (força masculina). Os discípulos da macrobiótica acreditam que a saúde e a harmonia do corpo e do espírito dependem do equilíbrio entre estas duas forças.
Uma vez que os alimentos nos são oferecidos pela natureza, também eles são portadores das forças yin e yang. Os macrobióticos procuram um aumento do bem-estar físico através da ingestão de alimentos que tenham um bom equilíbrio das duas forças, ou seja, que não tenham uma predominância de nenhuma delas. Os alimentos que têm este equilíbrio são denominados alimentos neutros, e representam a base da alimentação macrobiótica.

Emagrecer Rápido com a Dieta Macrobiótica

– Alimentos neutros, ou seja, com um bom equilíbrio yin/yang:
Cereais integrais (arroz, aveia, cevada, milho, centeio, trigo, trigo sarraceno, painço, etc.)
Sementes (de gergelim ou sésamo, de girassol, de abóbora, linhaça, etc.)
Legumes

Alimentos yin:
Álcool
Açúcar
Mel
Café
Chá
Ervas aromáticas e especiarias
Óleo, azeite, gorduras sólidas e vinagre
Sumos de legumes e de frutas frescas

– Existe ainda um grupo de alimentos que, apesar de yin, não o são de forma tão marcada, quanto os anteriores. São por isso chamados de alimentos yin intermédios, e situam-se entre os alimentos yin e os alimentos neutros:
Fruta fresca
Frutos secos
Algas
Cogumelos
Legumes de folha verde
Leguminosas (feijões, incluindo a soja, ervilhas, lentilhas)
Iogurte
Kefir

– Alimentos yang:
Carnes vermelhas
Caça
Ovos
Queijos curados
Sal
Miso e tamari

– Alimentos que se situam entre os predominantemente yang e os neutros são os alimentos yang intermédios:
Carnes brancas
Pescado (peixe, crustáceos, moluscos)
Queijos pouco curados (frescos)
Leite e natas

Ao aderir a uma dieta macrobiótica é suposto evoluir-se ao longo de 7 níveis. Os primeiros níveis para um principiante consistem, basicamente, em eliminar os alimentos yin e yang e manter um consumo preferencial de alimentos neutros e intermédios.
Gradualmente vão-se eliminando também os alimentos intermédios até alcançar o nível 7, que consiste em comer apenas arroz integral (definido como o alimento perfeito). Este extremo da macrobiótica é raramente conseguido, e pelas deficiências nutricionais que apresenta (pobre em calorias totais, proteínas, gorduras, vitamina B12, vitamina D, ferro) não deve ser incentivado. Várias mortes foram causadas por esta forma radical da macrobiótica.
Do ponto de vista nutricional a dieta macrobiótica, nos seus princípios básicos e em níveis pouco avançados, apresenta benefícios inegáveis para a saúde. Por ser pobre em calorias e gorduras saturadas e rica em fibras pode ajudar a reduzir o risco de obesidade, colesterol elevado, hipertensão arterial, diabetes, prisão de ventre e, provavelmente, alguns tipos de cancro.
No entanto, à medida que se eliminam determinados alimentos (leite e derivados, leguminosas, produtos derivados da soja e frutas), as carências podem tornar-se graves.
Nas crianças e adolescentes podem verificar-se atrasos de crescimento, subnutrição e raquitismo. A anemia também é vulgar. As mulheres grávidas e a amamentar deverão ter cuidado e evitar os extremos da alimentação macrobiótica, para não comprometerem a sua saúde e o perfeito desenvolvimento da criança. Anemia, atraso do crescimento do bebé e osteoporose são algumas das prováveis consequências de um regime macrobiótico levado demasiado a sério.
O Seca Barriga com Hibiscus aumenta a sensação de saciedade, regulando o intestino | Peça já o seu!|

Sou Profissional em Marketing de Conteúdo e blogueiro.