Emagreça 20 quilos com saúde em poucos meses

Emagreça 20 quilos com saúde em poucos meses



O Dr. Robert Atkins ainda é o rei das dietas de baixos carboidratos, muito embora tenha falecido em 2003. Ele iniciou seu reinado há quase 35 anos com seu primeiro livro sobre dietas, “Dr. Atkins’ Diet Revolution”. Seu império inclui o atualizado e renomado “Dr. Atkins’ New Diet Revolution” e o livro mais recente, “Atkins for Life”, além de um livro de receitas, um website, uma linha de suplementos e produtos alimentícios e o Atkins Center for Complementary Medicine, na cidade de Nova York. Siga o plano da dieta, diz Atkins e você vai remover toxinas das suas células, estabilizar o açúcar sangüíneo, livrar-se da fadiga, irritabilidade, depressão, dores de cabeça e dores nas articulações.



Emagreça 20 quilos com saúde em poucos meses

Tomada rápida

·  Dieta de pouquíssimos carboidratos, muita proteína e muita gordura.

·  Faz com que o corpo queime gordura para ter energia.

·  Pretende estabilizar as taxas ­de açúcar sangüíneo.

·  Pode causar fadiga, dores de cabeça, náusea e constipação.

Emagreça 20 quilos com saúde em poucos meses

­­­­A lógica

O Dr. Atkins acreditava que se o consumo de carboidratos fosse reduzido drasticamente, o corpo seria forçado a usar o acúmulo de gordura extra para ter energia. Durante o processo de conversão da gordura em energia, o corpo produz uma quantidade enorme de substâncias chamadas cetonas, as­ quais acredita-se que tirem o apetite. Diz-se que as calorias da gordura são expelidas na urina, acarretando uma perda de peso rápida. Isso é chamado de cetose e é importante para o programa de emagrecimento de Atkins. Espera-se que você examine a urina para encontrar as cetonas. Se der negativo, você não fez economia suficiente de carboidratos.

O que tem para o café da manhã, o almoço e o jantar?

A dieta de Atkins consiste principalmente em proteína e gordura na forma de carnes, óleos, manteiga e creme de leite. Durante o período de “indução”, de duas semanas, são permitidos apenas 20 gramas de carboidratos por dia. É menos do que contém uma fatia de pão integral. A dieta recomenda que os carboidratos venham de saladas e vegetais.

Depois do período de indução de duas semanas, a pessoa pode aumentar o consumo de carboidratos para algo entre 25 e 90 gramas por dia, dependendo da ingestão diária total de calorias, o que equivale de 100 a 360 calorias, menos de 10% do total. Mesmo com esse aumento, continua pequena a quantidade de carboidratos diária permitida. Uma dieta saudável geralmente obtém de 50 a 60% das calorias dos carboidratos, o que equivale a pelo menos 250 gramas por dia.

Publications International, Ltd., 2006.
A dieta de Atkins é composta principalmente de proteína e gordura

Fato ou ficção: o que dizem os especialistas

A dieta funciona? Há muitos seguidores que juram sua eficácia. Entretanto, de acordo com Keith Ayoob, doutor em educação, nutricionista registrado e diretor de nutrição do Rose F. Kennedy Center na Albert Einstein College of Medicine, o fato de que as pessoas geralmente perdem peso com o plano do Dr. Atkins não é necessariamente algo bom. Certamente a cetose pode ajudá-lo a perder peso, mas é também o que acontece quando as pessoas passam fome. Apesar do argumento do Dr. Atkins de que o corpo elimina muitas calorias extras na urina, um estudo publicado no Journal of the American Medical Association descobriu que apenas cerca de 100 calorias são eliminadas na urina diariamente.

Emagreça 20 quilos com saúde em poucos meses

­Resumo: não há magia metabólica na dieta de Atkins. A perda de peso é inevitável quando se cortam categorias de alimentos importantes, reduzindo assim suas calorias. Inicialmente você pode tirar proveito da dieta, mas pode recuperar o peso quando estiver cansado das escolhas limitadas e voltar aos seus hábitos alimentares anteriores, diz Ayoob.

Já que a dieta não fornece o suficiente da fonte de energia preferida do corpo, os carboidratos, ele começa a decompor os próprios músculos para ter energia. Com isso, você perde mais água. Assim, muito do emagrecimento das primeiras semanas é o resultado de uma perda não saudável de tecido muscular e água.

Os efeitos colaterais de uma dieta de baixos carboidratos e muitas proteínas podem incluir fadiga, náusea, dores de cabeça, constipação e mau hálito, causados pelo acúmulo de cetonas no corpo.

Emagreça 20 quilos com saúde em poucos meses

Normalmente, as pessoas que seguem uma dieta de baixos carboidratos percebem melhoras iniciais no colesterol e nas taxas de glicose, muito embora a dieta geralmente seja rica em gorduras, gorduras saturadas e colesterol. Os especialistas acreditam que essas reduções estão associadas à perda de peso. No entanto, não foram feitos estudos que abordem os efeitos de longo prazo da dieta sobre a saúde do coração. Muitas evidências apontam para um risco maior de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer em dietas baseadas em gorduras e gorduras saturadas. Recentemente, o programa de Atkins revisou os pontos de vista sobre carne, bacon, ovos e outras gorduras saturadas, dizendo que as pessoas deveriam limitar as quantidades de carnes gordas e gorduras saturadas que consomem.

A dieta de Atkins é tímida com os nutrientes vitais fornecidos por frutas, vegetais, grãos integrais e laticínios, incluindo as vitaminas do complexo B; as vitaminas A, C e D; os antioxidantes e fitoquímicos; o cálcio. Com o tempo, uma dieta baseada em proteínas pode tirar cálcio dos ossos, aumentando o risco de osteoporose e fraturas do quadril. A alta ingestão de proteínas também pode sobrecarregar os rins e o fígado.

Passemos a outra dieta de baixos carboidratos: a dieta do programa permanente dos viciados em carboidrato. Está na próxima seção.

Este artigo tem propósitos apenas informativos e NÃO FORNECE ORIENTAÇÕES MÉDICAS. O editor do Consumer Guide ®, da Publications International, Ltd.,o autor e o divulgador não se responsabilizam por nenhuma possível conseqüência dos tratamentos, procedimentos, exercícios, modificações de dieta, ação ou aplicação de medicação que resultem da leitura ou utilização das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática da medicina e não substitui as orientações de seu médico ou outro profissional da saúde. Antes de iniciar qualquer tratamento, o leitor deve procurar o conselho do seu médico ou de outro profissional de saúde.­



Sou Profissional em Marketing de Conteúdo e blogueiro.