Dieta do Dr. Atkins

Baseado no consumo de grandes quantidades de proteínas e gorduras a Dieta do Dr. Atkins é muito eficaz e seu reconhecimento se faz no mundo inteiro, os alimentos são divididos em 03 (três) grupos (Alimentos Gordurosos, Alimentos Proteicos e Alimentos Glicídicos – ver Tabela 1) e o sistema é pautado em alimentos de consumo livre, moderado e não-recomendados (ver Tabela 2). A Tabela 3 oferece um exemplo de roteiro a ser seguido.

Para que a dieta do Dr. Atkins seja saudável, deve-se ingerir diariamente 6-10 porções de cereais e legumes, 2-4 porções de frutas, 3-5 porções de verduras. Pode-se comer quaisquer pescados, carnes, e queijos desnatados que se queira. Contudo, as carnes devem ser magras e deve-se retirar a pele do frango antes de prepará-lo. Recomenda-se alternar carne vermelha com carne branca, cortar todo o açúcar da dieta e não comer mais que 03 ovos por semana. Temperos como azeite de oliva, óleo de soja ou girassol, maionese, manteiga e creme de leite devem ser utilizados sem abuso.

Dieta do Dr. Atkins leva 30 dias para ser completada. Se realizada corretamente, garante uma perda de peso de cerca de 4,5 Kg em 14 dias. Os benefícios relacionados à perda de peso podem ser otimizados associando-se uma atividade física moderada regular (p.ex.: caminhada de 1 hora todos os dias ou 3 vezes na semana). Infelizmente, a eficácia deste regime é transitória e o peso perdido é praticamente recuperado ao se reintroduzir os glícides na dieta.

Este programa de dieta do Dr. Atkins com muita gordura e proteína pode resultar em aumento da gordura circulante no sangue, aumentando o risco para coronariopatias. Além disso, a falta de carboidratos resulta em excesso de acetona no organismo e a cetose pode produzir náuseas, hiporexia e perda de massa muscular. Por estes motivos, o programa está contra-indicado em pessoas com menos de 18 ou mais de 50 anos de idade, diabéticos, nefropatas, gestantes, hiperlipidêmicos, hiperuricêmicos e portadores de coronariopatias / cardiovasculopatias.

Dieta do Dr. Atkins

Dieta do Dr. Atkins

Alimentos protéicos• Carnes vermelhas
• Pescados e mariscos
• Queijos
• Claras de ovo
• Frutas secas
• Sementes
• Legumes
Alimentos Gordurosos• Gorduras saturadas de origem animal
• Gorduras insaturadas de origem vegetal
Alimentos Glicídicos• Frutas
• Verduras e hortaliças
• Grãos
• Amidos (pão, massas,outros)
• Tubérculos e açúcares refinados

A dieta é pautada em alimentos de consumo livre, moderado e não-recomendados

Alimentos de consumo livre:
• Carnes e queijos
• Pescados e mariscos (exceto ostras e mexilhões)
• Manteiga, margarinas e maionese
• Gorduras animais como creme de leite (sem abusar)
• Gorduras vegetais como azeite de oliva, soja, …
• Alimentos glicídicos crus como alface, repolho, pepino…
• Vegetais crus (alface, pepino, espinafre cru, aipo, repolho, rabanete e tomate)
Alimentos que devem ser consumidos com moderação:
• Vegetais crus: couve-flor, espinafre e brócolis
• Vegetais cozidos: cebola, tomate, espinafre, berinjela, rúcula
Alimentos não-recomendados:
• Alimentos protéicos como frutos secos, sementes e legumes
• Alimentos glicídicos como frutas, verduras, grãos (arroz, trigo), tubérculos (batata, mandioca…), amidos (farinha, pão, massas…) e açúcares refinados

 

Exemplos de Roteiro da Dieta para duas Semanas
Café• Café ou chá com adoçante
• 01 porção de queijo ou um ovo cozido
Almoço• Caldo de verduras
• Filé de frango com limão
• Salada de repolho e pepino com azeite e limão
• Líquidos à vontade
Lanche• Queijo magro
• Café ou chá com adoçante
Jantar• Camarões ou pescados temperados com limão
• Caldo de verdura com queijo ralado

NOTA: Este programa alimentar só deve ser realizado sob supervisão médica.

Sou Profissional em Marketing de Conteúdo e blogueiro.